O Relatório de Auditoria consiste na obtenção e na análise de evidências com o objetivo de fornecer opiniões ou conclusões independentes sobre um objeto de auditoria. Objetiva também avaliar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos relativos ao objeto e à Unidade Auditada e contribuir para o seu aprimoramento.
O ano de 2024 apresentou desafios atípicos para a Unidade de Auditoria Interna (Audint/Ufersa), impactando a execução do Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT). O movimento grevista deflagrado em 11 de março de 2024, com encerramento apenas em 3 de julho do mesmo ano, resultou na paralisação das atividades institucionais, o que comprometeu a rotina administrativa da Universidade. Durante esse período, a mobilização dos servidores técnicos e docentes levou os setores institucionais a justificarem a impossibilidade de atender às solicitações da Auditoria, tais como o fornecimento de informações, envio de documentos e respostas a questionamentos. A ausência desses dados inviabilizou a continuidade de diversas atividades de auditoria previstas para o exercício.
Além desse fator, a equipe da Audint/Ufersa, que originalmente contava com quatro servidores (duas auditoras, um contador e um assistente em administração), sofreu uma redução significativa. Um dos servidores, assistente em administração, foi cedido ao Tribunal Regional eleitoral (TRE), enquanto um das auditoras foi transferido para outra unidade da instituição. Assim a Auditoria passou a operar com apenas dois servidores. No final de 2024, houve a entrada de uma nova servidora (contadora). Contudo, concomitantemente, a única auditora remanescente ingressou em licença- maternidade em outubro de 2024. A nova servidora, por sua vez, passou por período de treinamento e capacitação, essencial para o desempenho adequado das atribuições inerentes à função.
A entrada de uma nova gestão, acompanhada do processo de transição administrativa, da substituição de chefias e da recomposição de quadros, também impactou as atividades da Auditoria Interna. Essas mudanças dificultaram o acesso a dados essenciais para o monitoramento e a execução dos trabalhos de auditoria, comprometendo a fluidez e a continuidade das análises planejadas.
Esses fatores comprometem a plena execução do PAINT/2024, que havia sido planejado com base na atuação de quatro servidores. O impacto dessa conjuntura tornou-se evidente ao se comparar o desempenho do ano em análise com o de 2024, período em que a equipe original realizou oito trabalhos de auditoria. Sem recomposição efetiva do quadro funcional, a unidade precisou reavaliar suas prioridades e otimizar os recursos disponíveis, buscando cumprir, na medida do possível, os objetivos estabelecidos para o exercício.
Relatório 01.2023 – Diárias e passagens
Relatório 02.2023 – Polo de São Bento
Relatório 03.2023 – Manutenções prediais
Relatório 04.2023 – Hospital Veterinário
Relatório 05.2023 – Contratos de Obras
Relatório 06.2023 – Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT)
Relatório 07.2023 – Manutenção de equipamentos de climatização
Relatório 08.2023 – Manutenção de equipamentos de informática e comunicação (Sutic)
Relatório 02.2016 – Contratos de terceirização de serviços continuados do campus de Caraúbas
Relatório 03.2016 – Contratos de terceirização de serviços continuados do campus de Pau dos Ferros
Relatório 04.2016 – Controles internos do Departamento de Ciências Animais – DCAN
Relatório 05.2016 – Controles internos da Gestão de Processos Disciplinares
Relatório 06.2016 – Gestão de Contratos referentes à execução de obras públicas
Relatório 07.2016 – Gestão de Contratos referentes à execução de obras públicas
Relatório 03.2015 – Avaliação de Estágio Probatório
Relatório 04.2015 – Adicional de Insalubridade
Relatório 05.2015 – Atuação do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão
Relatório 06.2015 – Convênios (FGD)
Relatório 07.2015 – Serviço de Reprografia
Relatório 08.2015 – Serviço de Limpeza
Relatório 09.2015 – Serviço de Vigilância
Relatório 10.2015 – Serviço de Limpeza
Relatório 11.2015 – Contratos de terceirizados de serviços continuados (R.U.)